Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos com base em lei de 1798

 A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu temporariamente, na manhã deste sábado, 19, a deportação de imigrantes sob risco de expulsão com base na chamada “Lei de Inimigos Estrangeiros”, de 1798. A decisão ocorreu após um recurso de emergência protocolado por um grupo de venezuelanos detidos no Texas, que alegam não terem tido tempo suficiente para contestar a ordem de remoção.

A medida, invocada pelo ex-presidente Donald Trump para deportar supostos membros de gangues venezuelanas, só havia sido aplicada três vezes ao longo da história do país — todas em períodos de guerra. Os advogados dos imigrantes, representados pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), argumentam que o uso da lei nesse contexto ultrapassa os limites constitucionais do poder presidencial.

A Suprema Corte havia autorizado, em decisão anterior datada de 7 de abril, o uso da lei por Trump, desde que respeitados critérios de revisão judicial. No mesmo dia do anúncio da ordem de deportação, a ACLU entrou com uma ação contra a medida. O juiz distrital James Boasberg atendeu ao pedido e bloqueou temporariamente as deportações.

Mesmo diante da decisão judicial, a Casa Branca autorizou dois voos com destino a El Salvador, que transportaram 238 venezuelanos para o chamado “Centro de Confinamento de Terrorismo”, uma prisão de segurança máxima no país.

O que diz a lei

Criada em 1798, em meio à tensão diplomática entre os EUA e a França, a “Lei de Inimigos Estrangeiros” permite ao presidente prender e deportar estrangeiros sem a necessidade de julgamento, caso o país esteja em guerra ou sob ameaça de invasão.

A legislação, parte de um conjunto de medidas aprovadas pelo Congresso no fim do século XVIII, havia caído em desuso após o risco de conflito com a França diminuir. Mais de dois séculos depois, a norma volta a ser utilizada como justificativa para políticas migratórias mais rígidas.

Leia também:

Tarifaço global dos EUA pode causar crise pior que a de 2008, alerta economista

Gold Card de Trump: como funciona o visto de US$ 5 Milhões que ‘vende’ cidadania nos EUA

EUA confirmam tarifas contra a China de 104% a partir desta quarta-feira, entenda o impacto no mercado

O post Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos com base em lei de 1798 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.