De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o tempo no Estado de Goiás será marcado por calor, umidade e chuvas irregulares neste sábado,19, domingo, 20, e segunda-feira, 21, feriado de Tiradentes. A combinação entre altas temperaturas e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, especialmente à tarde.
Segundo o Cimehgo, uma frente fria de origem oceânica avança sobre o país, espalhando nebulosidade mesmo sem atuar diretamente sobre o continente. “Essa frente não está mais continental, mesmo assim consegue espalhar nebulosidade. A combinação com o calor gera áreas de instabilidade, como se vê nos pontos coloridos das imagens de satélite”, explica o órgão.
Na sexta-feira, 18, diversas regiões de Goiás, incluindo Goiânia, registraram pancadas de chuva de forma irregular. Esse cenário deve se repetir até segunda-feira, com possibilidade de tempestades acompanhadas de ventos fortes e raios.
Para este sábado, o Cimehgo prevê poucas mudanças significativas. O bloqueio atmosférico ainda influencia as condições do tempo, dificultando a formação de nuvens de chuva e mantendo o clima mais estável, com temperaturas elevadas. Caso ocorram precipitações, serão em forma de pancadas isoladas.
O dia será de sol, com temperatura máxima podendo chegar aos 34 °C. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 90%. O sol nasce às 6h18 e se põe às 18h37.
No domingo, a previsão é de sol com variação de nebulosidade. O calor aliado à umidade continua favorecendo a formação de instabilidades em diferentes regiões do estado, com possibilidade de chuvas irregulares e tempestades localizadas. Em Goiânia, o sol predomina, mas há chance de pancadas isoladas. A máxima prevista é de 32 °C, com umidade entre 50% e 95%. O nascer do sol está previsto para 6h26, e o pôr do sol às 18h05.
Chuva favorece produção agrícola
Apesar da irregularidade, as chuvas são consideradas bem-vindas neste período, especialmente para os produtores rurais, que estão em plena atividade com a safra e a segunda safra em andamento. O Cimehgo reforça que, mesmo com pancadas mais intensas em alguns momentos, as precipitações são importantes para o desenvolvimento agrícola no estado.
Leia também:
Aumento das mega secas coloca o Brasil entre as 10 áreas mais afetadas do mundo
36 empresas são responsáveis por mais da metade das emissões globais de carbono
O post Veja a previsão do tempo para o feriado da Semana Santa em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.