Em forma (com o ritmo adequadro) e motivada, a Leoa é invencível. A idade importa pouco. Ela quer começar pelo topo, enfrentando as melhores
Saiba tu, leitor: o maior lutador de MMA da história não foi um lutador, e sim uma lutadora. Sim, fala-se de Amanda Nunes, a Leoa, prestes a completar 37 anos mas com fôlego de menina de 20 anos. Trata-se de uma mestra. De uma figura inspiradora. É a Muhammad Ali feminina.
Octógono e Amanda Nunes são irmãos siameses. Ela é a rainha, daí ser chamada de Leoa, do octógono. Em boa forma, sobretudo se estiver motivada, ninguém a vence. É bem possível que, se enfrentar homens ranqueados, saia vitoriosa. Tão forte e determinada é. E, crucial, é uma estrategista altamente inteligente. Uma generala do MMA.
Por ter vencido todas as grandes lutadoras, Amanda Nunes — baiana de Pojuca — decidiu se aposentar. Não havia mais o que provar. As melhores perderam para a Leoa.
Mas a luta faz “parte” do sangue de Amanda Nunes. Por isso, em breve, a Leoa estará de volta ao octógono, para gáudio dos fãs, dos apreciadores de boas lutas e, sobretudo, de Dana White, o chefão do UFC. Desde a “aposentadoria” da brasileira, o UFC nunca mais foi o mesmo, notadamente nas lutas entre mulheres. Há grandes lutadoras, é certo, muitas admiráveis, mas nenhuma como a baiana.
Todos, inclusive as grandes mestras do MMA, querem ver lutas de Amanda Nunes, não de outras figuras “nenhures” inspiradoras.
Agora, depois de muito refletir, Amanda Nunes decidiu voltar às lutas, na categoria dos pesos-galos (61 kg). Por ter deixado de lutar, perdeu a coroa, mas não a majestade. Porém, vai buscar, em pouco tempo, a coroa de melhor do mundo. Por sinal, mesmo sem lutar, continua como a melhor do planeta.
Quem vai perder a próxima luta para Amanda Nunes? Aquela que vencer a próxima batalha pelo título, ou seja, a adversária será Kayla Harrison ou Julianna Peña.
Qual meu palpite feliz, diria Noel Rosa: Kayla Harrison, que é mais forte do que Julianna Peña, certamente ganhará a luta de 7 de junho. Depois, perderá para a Leoa. Será nocauteada. É o que diz minha boa de cristal, que às vezes falha, sobretudo quando estou entusiasmado.
Por sinal, Juliana Peña venceu Amanda Nunes, numa luta desmotivada desta. Mas depois a brasileira deu o troco e a venceu de maneira incontestável.
A idade de Amanda Nunes não pesará tanto assim. Mais importante é a forma física — o ritmo — e a motivação. E ela quer ser campeã novamente.
Recentemente, Amanda Nunes entrou para o Hall da Fama. “Que lindo [a entrada no Hall da Fama]. Eu não sabia de nada, foi muito louco. Uma sensação surreal. Isso só me motiva. Estou bem, treinando, focada, sem nenhuma lesão e pronta para a guerra. Ganhei agora o Hall da Fama e já estou querendo sair na porrada de novo”.
Sou assinante do UFC Fight Pass — pago cerca de 19 reais —, mas as lutas atuais raramente são boas. Agora, com Amanda Nunes de volta, o sábado será o Nirvana. Vou ficar concentrado, como os lutadores, digamos.
O post Amanda Nunes volta ao octógono pra ser campeã. Vítima será Kayla Harrison ou Julianna Peña apareceu primeiro em Jornal Opção.