O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, na tarde desta quarta-feira, 30. Bolsonaro recebe alta da UTI 17 dias após cirurgia no intestino.
Interlocutores próximos ao ex-presidente afirmam que ele está em um quarto de semi-UTI e, em alguns momentos, deve ser transferido para um quarto normal, onde permanecerá em recuperação.
Bolsonaro passou por cirurgia no dia 13 de abril. O procedimento durou cerca de 12 horas e teve como objetivo realizar a remoção de aderências intestinais — conhecidas como bridas — e a reconstruir parte da parede abdominal. As alterações são comuns em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.
Na última terça-feira, 29, a equipe médica removeu a sonda nasogástrica de Bolsonaro. A sonda é um procedimento utilizado em pacientes para drenar a secreção gástrica e aliviar a pressão do estômago. Ela é usada enquanto o aparelho digestivo está sem movimentos.
De acordo com médicos, o ex-presidente apresentou melhora clínica nos últimos dias. Exames apontam evolução no quadro de saúde, com funcionamento regular do intestino e retirada das sondas. Ele já consegue ingerir líquidos por via oral e está sendo alimentado com dieta líquida, o que inclui o consumo de água, chá e gelatina.
Leia também
Já inelegível, Bolsonaro tem mais uma derrota no TSE
O post Bolsonaro recebe alta da UTI apareceu primeiro em Jornal Opção.