Rio Verde tem o quarto maior eleitorado e o quarto maior PIB de Goiás (está se tornando uma espécie de China do Estado, tal a sua capacidade de desenvolvimento).
Por ter um eleitorado grande, além de imensamente próspera, Rio Verde está num processo de expansão política. Por isso, na disputa para deputado estadual, há a possibilidade de o município lançar ao menos 12 candidatos.
Com uma competição interna tão alta, os candidatos que estiverem fiados tão-somente no eleitorado de Rio Verde — quase 150 mil (mas nem todos votam) — podem acabar sendo derrotados. Por isso, os postulantes mais consistentes, com estrutura mais ampla, também farão campanha em outras cidades, como Santa Helena, Mineiros, Acreúna, Chapadão do Céu, Jataí, entre outras.
Há quem especule que, dada a estrutura de apoio, o mais votado em Rio Verde tende a ser o deputado estadual Lucas do Vale, que, em 2022, obteve 36.826 votos (36,52%) só no município. No todo, superou 50 mil votos, mas foi praticamente eleito com os votos locais. Articulador político do MDB no Sudoeste, Manuel Cearense aposta que, em 2026, ele obterá pelo menos 50 mil votos na cidade.
Lissauer Vieira, do PL, pode ter sido presidente da Assembleia Legislativa, ganhou certo prestígio em vários municípios goianos, o que tende a fortalecê-lo.
Por ser deputada federal, tendo constituído uma base mais ampla em outras cidades, Marussa Boldrin, do MDB, é, também, uma candidata consistente. Isto, claro, se disputar mandato de deputada estadual. Para federal, dada a candidatura do ex-prefeito Paulo do Vale, terá, se disputar, muita dificuldade de se reeleger.
A tendência é que o excesso de candidatos prejudique a maior parte deles, menos os mais bem-estruturados, como Lucas do Vale, Lissauer Vieira e Marussa Boldrin.
A lista a seguir está disposta, não em ordem de importância político-eleitoral, e sim alfabética. Há a possibilidade de alguns pré-candidatos saírem do páreo? Sim. Assim como podem surgir outros candidatos. Muitos da lista fazem oposição ao governo de Goiás e ao prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, do MDB. A lista mostra uma super divisão das oposições, o que poderá resultar, acima de tudo, em divisão do eleitorado, com a possibilidade de derrotas coletivas. (E.F.B.)
1
Chico KGL

Vereador pelo PL, foi deputado estadual, mas não se reelegeu em 2022.
2
Daniel Câmara

Integrante do Novo, é produtor rural e advogado. Foi candidato a prefeito em 2024.
3
Eder Magrão
Filiado ao DC, é vereador. Na disputa para deputado estadual, em 2022, alcançou boa votação em Rio Verde: 15.759 votos (15,63%). Candidato consistente.
4
Enildo Cabral
Candidato a vereador, em 2024, recebeu boa votação, mas foi derrotado. É do PRD.
5
Gabriel Calil
Perdeu para vereador na disputa de 2024. Funcionário da Saneago, é do PT.
6
Karlos Cabral

Deputado estadual, conquistou 5192 votos em Rio Verde, em 2022. É dos candidatos que têm de buscar votos fora da cidade. Do PSB.
7
Leonardo Lacraia
Ex-assessor do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, tem discurso afiado.
8
Lissauer Vieira

Produtor rural, foi candidato a prefeito em 2024 e ficou em segundo lugar, com uma votação abaixo de sua expectativa. É um político experiente e articulado. É do PL.
9
Lucas do Vale

Deputado estadual pelo MDB. É considerado o favorito entre os favoritos. Tem o apoio de dois generais eleitorais: o ex-prefeito Paulo do Vale (União Brasil), seu pai, e o prefeito Wellington Carrijo, do MDB.
10
Marussa Boldrin

A deputada federal é um nome consistente, pois constituiu uma base política no Estado. Mas, se candidata à reeleição, terá dificuldade de se reeleger. Para deputada estadual, é mais forte. É do MDB.
11
Nayara Barcelos

A vereadora é popular e é sempre bem votada. Tem o apoio do senador Vanderlan Cardoso. É do PSD.
12
Osvaldo Fonseca

O médico, filiado ao Republicanos, disputou a Prefeitura de Rio Verde e ficou em terceiro lugar. Na disputa anterior, quando era filiado ao MDB, foi mais bem votado e ficou em segundo lugar.
O post 12 políticos que Rio Verde deve bancar para deputado estadual em 2026 apareceu primeiro em Jornal Opção.