Qual será o candidato a prefeito de Goiânia da base governista e do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em Goiânia? A rigor, não se sabe.
Doze fontes foram consultadas e o que se lerá a seguir resulta de suas opiniões. Todas as fontes são ligadas à base governista.
Todos são peremptórios numa questão: o candidato só será definido com a participação direta de Ronaldo Caiado. O jogo passa pelo governador. As demais figuras — todas — são coadjuvantes. Uns menos. Outros mais.
Ana Paula Rezende
Um grupo sugere que, apesar da resistência da família e dela própria, Ana Paula Rezende — filha de Iris Rezende e casada com o empresário Frederico Peixoto Craveiro, sócio da construtora FGR, a dos condomínios Jardins — ainda é um dos nomes preferidos de Ronaldo Caiado.

O nome de Iris Rezende, dada sua eficiência como gestor, continua bem lembrado pelos eleitores goianienses. Então, uma candidatura de Ana Paula é forte por causa disso. Seria uma continuidade do legado do falecido líder político. Ela é filiada ao MDB de Daniel Vilela e Paulo Ortegal.
Bruno Peixoto
Comenta-se que, por causa da governabilidade, Ronaldo Caiado prefere que Bruno Peixoto permaneça na presidência da Assembleia Legislativa. Pouco presidentes operaram tão bem o Legislativo quanto o jovem político.

Portanto, Bruno Peixoto está fora do jogo? Pode ser que sim. Mas, nos bastidores, não há um político que frise que realmente o presidente está fora do jogo. Como ninguém da base governista está emplacando, ele pode ser convocado por Ronaldo Caiado, adiante? Talvez sim. Talvez não.
Bruno Peixoto é filiado ao União Brasil. Poucos articulam tão bem quanto o político liberal. Tanto que candidatos a vereador o procuraram com frequência.
José Vitti
José Vitti, empresário e ex-presidente da Assembleia Legislativa, tem dinheiro, teria como bancar sua campanha. Mas, tudo indica, falta-lhe entusiasmo.

Ronaldo Caiado tem apreço pelo político. Ele tem a imagem de gestor eficiente. Os eleitores de Goiânia querem, para gerir a cidade, um administrador. Ou seja, de alguém nada avesso à pirotecnia. Ou à inação. José Vitti é filiado ao União Brasil.
Jânio Darrot
De dois políticos, o repórter do Jornal Opção ouviu: “Jânio Darrot é gente boa, aquele tipo de genro que as famílias querem”. Trata-se de um indivíduo do bem e de bem. Mas parece faltar-se aptidão para uma campanha pesada como a de Goiânia. É gestor, Tem o perfil que os goianienses querem e exigem.

Fica-se com a impressão de que, no momento, Jânio Darrot é o candidato de si mesmo. Não é o postulante de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. É filiado ao MDB. Tornou-se um maior abandonado.
Wilder Morais
Dos entrevistados, a maioria disse que o candidato ideal para a base governista (leia-se Daniel Vilela e Ronaldo Caiado) é Wilder Morais. Primeiro, é gestor — muito bem-sucedido na iniciativa privada. Segundo, é um político experiente, com dois mandatos de senador.

Terceiro, é bolsonarista, ou seja, tem apoio de um eleitorado coeso. Quarto, se for candidato a prefeito em 2024, e se for eleito, não será candidato a governador em 2026. Daniel Vilela, se isto acontecer, “pilotará” em céu de brigadeiro, daqui a dois anos e sete meses — disputando, possivelmente, o governo do Estado com um Marconi Perillo, do PSDB, isoladíssimo.
Gustavo Gayer
Wilder Morais é filiado ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Há uma pedra no seu caminho. No momento, o pré-candidato do PL a prefeito de Goiânia é o deputado federal Gustavo Gayer — por sinal, muito bem ranqueado pelos eleitores, disputando os primeiros lugares contra o senador Vanderlan Cardoso, do PSD, e a deputada federa Adriana Accorsi, do PT.

Gustavo Gayer só sai do páreo se Bolsonaro pedir. E não será fácil retirá-lo do jogo. A base governista pode apoiá-lo para prefeito? As fontes ouvidas garantem que o governador Ronaldo Caiado não opõe resistência ao jovem político. Os dois compartilham o ideário político da direita. Fora isto, são muito diferentes. Ronaldo Caiado é uma figura iluminista da direita patropi. O deputado pertence a uma direita fundamentalista, reacionária.
Pedro Sales
O secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, é um gestor eficiente e, ao mesmo tempo, decente. Ronaldo Caiado tem um apreço imenso por seu jovem auxiliar. Mas qual é o ganho político ao apoiá-lo?

Se candidato, Pedro Sales poderia ser apresentado como símbolo da renovação total. Vale prestar atenção no trabalho do garoto.
Silvye Alves e Zacharias Calil

Os deputados federais Silvye Alves e Zacharias Calil, dois políticos bons de voto e decentes, foram incluídos numa pesquisa recentemente. Filiados ao União Brasil, eles estão sendo avaliados.
Na eleição de 2022, Silvye Alves (foi a mais votada do pleito) e Zacharias Calil receberam boa votação para deputado federal. (E.F.B.)
O post Ana Paula, Gayer, Wilder, Bruno e Jânio: qual vai ser o candidato de Caiado a prefeito de Goiânia? apareceu primeiro em Jornal Opção.