De um total de 19, apenas seis ambulâncias estão circulando em Goiânia

Em Goiânia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem apenas seis ambulâncias funcionando no momento. A afirmação é do deputado estadual Mauro Rubem (PT) que denuncia a precariedade do serviços na capital. Em entrevista ao Jornal Opção, o parlamentar afirmou que as verbas do Ministério da Saúde estão sendo destinadas, mas a administração municipal não tem feito a gestão correta dos recursos.

“O Ministério da Saúde realizou uma auditoria e constatou que somente seis ambulâncias, de um total de 19, estavam circulando em Goiânia. Também recebemos denúncias de que a Secretaria Municipal de Saúde não prestou contas dos recursos federais recebidos e que também teria desviado recursos destinados para a manutenção dos veículos. Eles alegam que as ambulâncias passam por manutenção periódica, mas apenas seis estão rodando, sem falar nas moto-ambulâncias que nem às ruas vão mais”, afirmou o deputado.

Para discutir a questão, o deputado vai coordenar os trabalhos da audiência pública sobre “A Crise no SAMU/SATS em Goiânia e em Goiás”.  O debate ocorrerá na nesta quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024, às 8h30, no auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Segundo o parlamentar, ele espera respostas sobre a aplicação dos recursos na capital.

Mauro Rubem SAMU
Mauro Rubem fala sobre a precarização do SAMU em Goiânia. | Foto: Leoiran/Jornal Opção.

“Queremos entender vários pontos como, o porquê do tempo de espera por uma ambulância ser tão longo, que pode chegar a 12 horas, por exemplo. Também vamos buscar responder a questão dos uso dos recursos, pois tem políticas públicas, tem ações do governo federal, repasse de verbas. O que falta é a gestão competente”, disse o parlamentar.

A precariedade do serviço do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do SATS (Serviço de Atendimento ao Transporte Sanitário) em Goiânia vem sendo denunciada pelo deputado desde 2022, quando ainda era vereador e presidia a Comissão de Saúde da Câmara Municipal. O deputado apresentou novo recurso ao Ministério Público de Goiás (MPGO), que deverá ser julgado pelo Conselho Superior do MPGO, em sessão virtual, que ocorrerá entre os próximos dias 12 e 16 fevereiro.

Leia também:

O post De um total de 19, apenas seis ambulâncias estão circulando em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.