Apenas seis dos 309 cursos de medicina avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023 obtiveram o conceito 5 – nota mais alta da avaliação. Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enade, cinco dos seis cursos estão concentrados no estado de São Paulo, e um em Minas Gerais. O que significa que Goiás não conta com nenhuma universidade com nota máxima em medicina.
Conforme descrito pelo Inep, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
De acordo com dados do instituto, estas foram as instituições com os cursos de medicina nota 5 no Enade 2023:
- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) – Pública
- Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/ SP) – Privada
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP/SP) – Privada
- Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/MG) – Privada
- Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE/SP) – Privada
- Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano/SP) – Privada
Ainda em relação ao curso de medicina, quatro ficaram sem avaliação, uma vez que não tiveram formandos ou os tinham em quantidade reduzida. Outros 119 cursos tiveram nota 4, enquanto que 156, nota 3, outros 22 tiraram nota 2, e dois ficaram com a nota 1.
Vale destacar que o conceito final é o resultado das avaliações do desempenho dos estudantes, da infraestrutura e instalações das instituições, dos recursos didático-pedagógicos, do corpo docente e de um questionário para o estudante.
Leia também: Entenda por que usar ponto de corte para comparar ingresso no curso de IA com o de Medicina é um equívoco
O post Inep revela onde estão os seis melhores cursos de medicina do Brasil; Goiás não tem nenhum com nota máxima apareceu primeiro em Jornal Opção.