Coração impresso em 3d pela primeira vez em Goiás ajuda na cirurgia de paciente com 13 dias

O Hospital de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) em parceria com o Laboratório de Ideias e Prototipagem da UFG fizeram a primeira impressão tridimensional de um coração real em Goiás. O modelo foi utilizado para definição cirúrgica no caso de um paciente de apenas 13 dias de vida, com duas cardiopatias congênitas.

O caso é considerado raríssimo e de grande complexidade, mas o modelo é considerado fundamental para ajudar a equipe médica no pré-operatório. “Essa impressão é uma réplica exata do coração do paciente permitindo que a equipe médica explore todas as possibilidades e trace o melhor caminho para o procedimento”, relata a médica especialista em imagens de cardiopatia congênita, Mayra Barreto.

A réplica exata do coração do paciente foi produzida por meio de exames de imagens feitos no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Esse tipo de procedimento é considerado de alto custo, mas foi feito gratuitamente pelo Laboratório de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo da Universidade Federal de Goiás (IPElab/UFG).

O Hugol é referência no tratamento de cardiopatia congênita. Desde a abertura do serviço em 2020, já realizou 388 procedimentos, a maioria dos quais são casos raros e de alta complexidade. Além disso, possui dez leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) pediátricas exclusivas para essa causa. O Hugol investe constantemente em tecnologia para otimizar e aprimorar as abordagens, trazendo benefícios aos pacientes e usuários da unidade.

O post Coração impresso em 3d pela primeira vez em Goiás ajuda na cirurgia de paciente com 13 dias apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.